Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

Todas as pessoas em algum momento da vida vão sentir dor na coluna. Em alguns casos ela pode ser tão grande a ponto de fazer a coluna travar, ou seja, não sair do lugar ou ser incapaz de voltar ao normal. Para entender a importância do assunto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial vai sofrer com esse mal em algum momento da vida.

Causas

Diversas causas estão relacionadas ao desenvolvimento de dor nas costas incapacitante, como esforço excessivo, stress, postura incorreta, tabagismo e obesidade. Mas vale dizer que o travamento da coluna é uma reação do próprio sistema nervoso. Uma inflamação na região lombar, por exemplo, pode pressionar um nervo e causar dor a ponto de ser incapacitante, por exemplo.

Muito embora outros fatores possam estar ligados, como o desgaste adquirido com a idade, ter hérnia de disco, ou até uma distensão muscular.

Sintomas

Sem dúvida o principal sintoma é a dor, que pode ser proveniente da dor lombar aguda, que dura menos de três semanas, ou da dor crônica, que é mais séria e demanda mais esforço para se recuperar. Outros sintomas podem surgir, como queimação, sensação de choque, incapacidade de ficar em pé e irradiação da dor para outras partes do copo.

Como tratar?

Se você estiver com dores nas costas, mesmo que elas não sejam incapacitantes, procure um ortopedista. Se medicar sem o aval médico é prejudicial à saúde e pode esconder problemas mais graves, como hérnia de disco. A avaliação de um especialista, além de contar com exames de imagem, vai permitir um diagnóstico eficiente com o tratamento mais eficaz.

Vale salientar que o tratamento varia de caso para caso. Se for menos grave, acompanhamento do quadro, exercícios físicos, alimentação saudável e fisioterapia são recomendáveis. Contudo, se o paciente for diagnosticado durante uma crise de coluna travada, o mais correto é repouso total durante um período, uso de bolsas com água quente e medicações para controle da dor, que podem ser desde analgésicos e anti-inflamatórios mais simples e até opióides para controle de dor intensa.

Para trabalhar o antes e evitar a dor nas costas, algumas atitudes devem ser tomadas e hábitos descontinuados, como manter postura correta, alimentação saudável e iniciar a prática de exercícios físicos, respeitando a capacidade corporal.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

HCor

R. Des. Eliseu Guilherme, 147
Vila Mariana - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04004-030

Tel: (11) 3053-6611